WWS

WWS

sexta-feira, 26 de maio de 2017

INDEPENDENCE OF THE SEAS reúne-se com antigo colega de frota no Funchal

Desde os anos 80 até os dias de hoje a indústria dos cruzeiros tem verificado uma evolução constante, o aumento da procura por este tipo de férias tem levado às principais empresas do sector a investir em maior tonelagem e capacidade de acomodação. Não seria de admirar, portanto, que alguns navios, outrora dos mais recentes e também dos maiores do Mundo, fossem ficando para trás com o passar do tempo, como acontece actualmente com os dois grandes grupos norte-americanos, a Carnival Corporation e a Royal Caribbean International.
Ambas com uma vasta frota de paquetes em serviço e com diversas empresas subsidiárias sob a sua tutela, o processo natural seria transferir unidades mais antigas para as referidas filiais, algo que temos verificado precisamente nestes últimos anos.
Um dos muitos exemplos disso é o antigo MONARCH OF THE SEAS, lançado no início da década de 90 pela Royal Caribbean sendo na altura um dos maiores paquetes do Mundo, e que hoje em dia navega com as cores da Pullmantur, subsidiária sediada em Espanha, renomeado simplesmente de MONARCH.
Na passada Terça-Feira, dia 23 de Maio, fez a sua escala inaugural no porto do Funchal, e curiosamente esteve acompanhado pelo INDEPENDENCE OF THE SEAS, que foi seu colega de frota entre 2008 e 2013, e o maior navio de passageiros do Mundo quando foi lançado.
Um encontro em que foi também possível constatar semelhanças entre os dois paquetes, como as superfícies vidradas em verde e o salão panorâmico na chaminé, linhas e características que naturalmente acabam por servir de inspiração para construções futuras, apesar da eventual evolução da construção naval no que toca aos navios de cruzeiro. Notou-se por exemplo a diferença abismal de camarotes com varanda entre ambos.
Acontecimento que motivou-me a uma ronda por alguns dos miradouros e pontos altos do Funchal para registar estes dois ex. colegas da Royal Caribbean juntos, proa com proa, circuito que pelas 15:00 culminou junto do Forte de São João Baptista (vulgo Forte do Pico ou Pico Rádio), lá assistindo a uma bela troca de apitos, à medida que o INDEPENDENCE OF THE SEAS passava pelo MONARCH, no momento da sua largada rumo ao Norte de Espanha, nomeadamente para o porto da Corunha.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário